Arquitetura e Mercado

Exposições virtuais são opção para consumir arquitetura e arte durante a pandemia

Dannie Jing

Com o avanço da pandemia da covid-19 e o estabelecimento de medidas de saúde e proteção para barrar a circulação do vírus, museus ao redor do mundo fecharam as portas temporariamente ou passaram a funcionar com capacidade reduzida, provocando a necessidade de adaptar a forma de exibir exposições.   

Selecionamos algumas exposições virtuais com temáticas de arquitetura, arte e design que valem o clique. 

Nossa Casa

Imagem: Reprodução Museu Casa Brasileira no Youtube

Publicada em formato de vídeo no Youtube, a exposição “Nossa Casa – mostra virtual de arte e design: uma reflexão sobre o habitat na pandemia”, foi organizada pelo Museu da Casa Brasileira em parceria com instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e conta com a curadoria da designer Camila Fix. 

O intuito da exposição é discutir, sobre a perspectiva do isolamento social, a nossa relação com os espaços que nos cercam. 

Museu de Arte Moderna do Rio

Imagem: Reprodução MAM Rio de Janeiro

O MAM do Rio de Janeiro está promovendo tours virtuais por cinco exposições, entre elas, “35 Revoluções: Irmãos Campana” e “Hélio Oiticica: a dança na minha experiência”. Além das obras, o público ainda pode conferir um pouco sobre a arquitetura e história do museu. 

CASACOR

Imagem: Reprodução CASACOR

Para celebrar os 30 anos da mostra, a CASACOR Rio de 2021 apostou em um formato híbrido. O público pode ter a sensação de passear pelos 38 ambientes criados pelos arquitetos, designers e paisagistas que integram a exibição através de um tour 3D. Fotos e vídeos complementam a visita virtual à mostra. 

ExFinito

Imagem: Reprodução Farol Santander

Idealizada pelo artista chileno Iván Navarro, a exposição “ExFinito”, instalada no Farol Santander, está disponível para visitação online. 

As obras expostas brincam com os conceitos de eletricidade, luz, espelho e vidro a fim de criar um labirinto com a ilusão do infinito. 

Beatriz Lopomo
Beatriz é estudante de jornalismo da Universidade de São Paulo e possui grande interesse por temas relacionados à cultura e urbanismo. Publicou textos para a empresa júnior de jornalismo da USP.

Deixe uma resposta