Mobilidade

Itaú anuncia compartilhamento de carros elétricos no Brasil

De olho nas tendências de mobilidade sustentável e na transformação do modo de ir e vir dos cidadãos pelas grandes metrópoles, o Itaú Unibanco anunciou ontem (12/11) o lançamento do vec Itaú, novo serviço de compartilhamento de veículos elétricos nos moldes do que já acontece com o aluguel de bicicletas da empresa. Uma fase piloto do projeto deve começar a rodar no início do ano que vem, e a previsão é de que a novidade chegue ao público no segundo semestre de 2021.

Alugar um carro elétrico do vec Itaú será tão simples quanto locar um patinete ou uma bicicleta. Com o aplicativo em mãos, o usuário desbloqueia o modelo que deseja usar em uma das estações de carregamento e a devolução poderá ser feita na mesma estação ou em outros postos de recarga correspondentes. De acordo com a empresa, as tarifas serão compostas por um preço inicial fixo acrescido de um valor por minuto de utilização, mas os valores do serviço ainda estão sendo definidos.

Inicialmente, três modelos de veículos elétricos serão disponibilizados ao público: o JAC iEV40, o BMW i3 e o Jaguar I-Pace. Ao longo do tempo, o portfólio deve ser ampliado, de acordo com futuras parcerias com outras montadoras. Todos os carros contarão com acesso à internet para melhorar a eficiência nos trajetos e adesivos da ConectCar para liberação automática de cancelas em pedágios e estacionamentos.

A solução foi criada em parceria com a Ucorp, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo e da plataforma. A infraestrutura de conectividade, a operação logística e a higienização dos carros também será de responsabilidade da empresa parceira. 

Caminho sem volta?

As iniciativas de compartilhamento de carros movidos à energia elétrica ainda são embrionárias em território nacional, mas já começam a ganhar força. Em 2016, o sistema Veículos Alternativos para Mobilidade (VAMO) começou a operar em Fortaleza, em ação inédita no País. Em São Paulo, quem saiu na frente foi a beepbeep. A empresa se tornou pioneira no serviço de carsharing elétrico na capital paulista e desde o início das operações, em julho de 2019, já aumentou sua frota de carros e seu raio de atendimento para São Bernardo do Campo. 

Maryana Giribola
Jornalista especializada em produção de conteúdo para os segmentos de arquitetura e urbanismo, infraestrutura urbana, construção civil e mercado imobiliário, com passagens em veículos como as revistas aU e Téchne (Editora PINI) e os portais Galeria da Arquitetura e AECweb.

Deixe uma resposta