Espaços públicos

Nordhavn: de antigo estaleiro a bairro badalado

O antigo estaleiro industrial Nordhavn, localizado em Copenhague, vive agora sua transformação em um dos bairros mais badalados da região. A mudança no perfil do local já é um processo que dura mais de 10 anos, passando de uma antiga área industrial para uma “cidade de cinco minutos”. 

O projeto está previsto para ficar pronto apenas em 2050, quando proporcionará moradia para 40.000 pessoas e local de trabalho para mais 40.000. Atualmente, já existem residências e escritórios prontos para quase 5.000 pessoas. 

Como a modificação da área foi planejada com base na “cidade de cinco minutos”, é possível acessar lojas, locais de trabalho, instalações culturais e transporte público em apenas cinco minutos de caminhada a partir de qualquer ponto do distrito, que tem uma área total de 3,6 quilômetros quadrados. Uma linha de metrô ainda foi construída para garantir uma conexão com o centro da cidade em somente 20 minutos. 

A área já conta com piscinas, decks de madeira à beira d’água, cinemas e palcos. Para o futuro, é esperado que o estaleiro desativado seja convertido em um espaço cultural com instalações para performances ao ar livre, parque de esculturas, ateliês, estúdios, playgrounds e restaurantes ecológicos. 

Mais do que um exemplo de renovação, Nordhavn se consolidou como um modelo de construção sustentável. Cada detalhe foi pensado com o intuito de diminuir a pegada ecológica do distrito. O teto da Copenhagen International School, por exemplo, é coberto por painéis solares, enquanto o supermercado Meny tem tecnologia para capturar o calor residual dos sistemas de resfriamento e transferi-lo para uma rede de aquecimento distrital.

As implementações vão de mudanças mais simples, como a construção de ciclovias e trilhas para caminhadas, até as mais complexas, tal qual um armazém de dados de energia que coleta informações em tempo real sobre o clima, produção eólica e solar, custos de energia e consumo de recursos, o que permite que as autoridades reduzam o uso em todo o distrito e gerenciem com eficiência as energias renováveis.

Nordhavn é mais um passo em direção ao futuro das cidades e bairros sustentáveis.