Sustentabilidade

Olimpíadas Paris 2024 prometem provas em pontos turísticos da cidade

Reprodução: Anthony Delanoix/Unsplash

Para as Olimpíadas de 2024, Paris vai transformar alguns de seus cartões postais em locais de provas. O Palácio de Versalhes, por exemplo, será palco das competições de hipismo, enquanto as partidas de vôlei de praia ocorrerão na frente da Torre Eiffel. 

A proposta tem como objetivo integrar a paisagem urbana à programação olímpica como forma de tornar as olimpíadas mais sustentáveis através da redução dos deslocamentos.

Com 85% dos locais situados em um raio de 10 quilômetros, a ideia é que os turistas realizem os deslocamentos a pé ou utilizando transporte público a fim de reduzir a emissão de carbono. Paris 2024 promete entregar uma pegada de carbono 55% menor em comparação aos Jogos de Londres, de 2012. A capital francesa vem implantando o programa Cidade em 15 Minutos, criado pela prefeita Anne Hidalgo, para que os parisienses possam percorrer curtas distâncias a pé ou de bicicleta para realizar todas as suas atividades diárias.

Acesso gratuito aos meios de transporte de Paris para os titulares de ingressos dos jogos e frota de ônibus com emissão zero em serviço durante a Olimpíada são mais alguns exemplos de medidas idealizadas pelo evento. 

As estratégias de sustentabilidade foram idealizadas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Vila Olímpica, por exemplo, contará com energia 100% renovável, além disso, 95% das instalações já foram construídas ou serão estruturas temporárias, de forma que o impacto ambiental de qualquer construção relacionada aos Jogos será mínimo. 

Beatriz Lopomo
Beatriz é estudante de jornalismo da Universidade de São Paulo e possui grande interesse por temas relacionados à cultura e urbanismo. Publicou textos para a empresa júnior de jornalismo da USP.

Deixe uma resposta